La Fontaine


Alguns dias atrás eu li uma das fábulas de La Fontaine (O lobo e o cordeiro), e refleti sobre seus significados.
Quando somos crianças acreditamos em “final feliz” e que o “bem sempre vence a o mau”, mas hoje em dia percebemos que esses sonhos infantis estão cada vez mais distantes, a cada dia vemos mais desastres, mortes, problemas sociais, pobreza,fome e tudo aquilo já estamos fartos de saber.
Essa fábula, me chamou muito atenção, pois ela retrata o que vivemos nos dias atuais, onde o mal tenta ser superior a todo custo, usando de suas artimanhas malignas contra pessoas de boa índole.
O mal nessa fábula é representado pelo lobo, que se enfeza ao ver o cordeiro (que representa o bem), bebendo de “sua” água, ele vai tirar satisfações com o cordeirinho, mas ele explica o que estava ocorrendo, dizendo que ele bebia a água do riacho abaixo de onde o Sr. Lobo se encontrava, sendo assim não poderia estar contaminando a água que ele bebera, como o lobo viu que ficou sem argumentos começou a inventar fatos que não tinha como ter ocorrido, mas mesmo assim ele reforçava a idéia de estar enfezado com o pobre cordeiro, dizendo que no ano passado ouvira falar que o cordeiro havia dito mal dele, em contra partida o cordeiro lhe diz que no ano passado ele nem era nascido, então o lobo fala que deveria ser o irmão, o tio ou até mesmo os avós do cordeiro, que o mesmo em resposta diz ser filho único, o lobo ficou pensativo e não quis mais saber de argumentos, ali mesmo no riacho agarrou o cordeiro com seus dentes e o devorou.
Então, percebemos que o mal não quer saber das razões de alguém que ele julga ser mais fraco que ele, assim criando um cenário em que o bem fica acuado e não tem escapatórias. Com essa história tirei duas conclusões. A primeira foi que a razão do mais forte sempre acaba prevalecendo naqueles que não conseguem ter poder sobre eles. A segunda foi que quando não temos forças de lutar contra aquilo que achamos que é impossível de vencer, que parece muito mais forte acabamos sendo devorados sem ao menos tentar se impor nas dificuldades.

Nenhum comentário: