Lygia Fagundes Telles







Lygia Fagundes Telles:


" O comum e o avesso da vida"


Sensível e profunda mostra sempre várias facetas do ser humano.


Ao ler "Antes do baile verde", Lygia Fagundes Telles, faz uma radiografia moral do egoísmo e da mesquinharia humana. De um lado, o pai enfermo, do outro, a filha que só pensa em si. Na incapacidade de assumir suas falhas, culpa outros fatores. Percebe-se uma nítida preocupação em tentar se justificar de tudo não só para a empregada como também para si.

Nesta história, uma jovem se prepara animada para o grande baile a fantasia de sua cidade, em que todos devem comparecer vestidos com roupas verdes. No quarto ao lado, seu pai doente agoniza em seus últimos minutos de vida. A jovem, movida pela vontade egoísta de se divertir num simples baile ao invés de assumir a responsabilidade inconveniente de cuidar do pai, inventa a todo momento as maiores desculpas para si mesma.
Acima, um desenho sobre essa obra que me encantou tanto.




Um comentário:

Luis disse...

Além disso, a Lu (a empregada) é como se fosse a consciência de Tatisa, pois pede a ela para ficar com o pai, mas no final as duas vão para o baile, e no final as lantejoulas verdes "descem a escada tentando alcançá-las", e representam a esperança, pois Tatisa a todo instante nega que seu pai está a beira da morte, tentando a todo custo arranjar esperança.