Guido Fidelis


Estava numa noite lendo o conto "Conversa de comadres à espera da morte" de Guido Fidelis, e notei como as pessoas nâo tem muito o que fazer, a não ser fofocar. Fofoca e totalmente anti-ético, com sempre é dito se não gostas que fales de ti, não fale dos outros. Mulheres e homens deveriam pensar um pouco mais na sua vida, no seu futuro, e em sua família.
No conto, vizinhas conversam sobre uma senhora prestes a morrer, mas do que pensarem em rezar e melhorar a situação da pobre mulher, ficam tentando faze-la morrer mais rapido, fazendo rituais para sua alma ir mais depressa e sem sofrimento, e ainda dividir o dinheiro e os bens da idosa para enterro e o que sobrar fica para elas, pois sabem de sua vida inteira, como não ter filhos e ser viúva, ainda mais anti-ético é 'roubar' o dinheiro com fins lucrativos para si.
Concluí, que sabio é aquele que permanesse calado com os segredos e sempre é calteloso ao conta-los, do que aquele que conta para se sentir com mais moral e estar sempre no grupos para sempre saber o que acontece na vida dos outros. Pessoas que se sentem felizes em contar os problemas alheios nunca tendem a subir ou encontrar oportunidades na vida, pois do que se empenhar para ter um futuro promissor, prefere uma vida sofrida com problemas e dividas, mas sempre fofocando.

Nenhum comentário: