Voltaire





Esses dias eu estava lendo uma das Crônicas de Voltaire e percebi o quando ele foi sábio ao escreve-la. "A dança" uma das coisas mais inteligentes eu já li. Ele conta de um rei que queria escolher outra pessoa para substituir o tesoureiro de seu reino, pois todos que eram contratados roubavam e ele queria uma pessoa honesta, lógico né? então ele pediu ajuda a Zadig, um homem que veio por acaso a sua ilha. Falou para todos os candidatos dançarem. No começo o rei achou que Zadig estava zombando dele, mais depois que descobriu para qeu serviria essa misteriosa dança ele adorou. os candidatos a tesoureiro astes se entrarem ao salão principal, passava por uma sala escura onde estava todos os tesouros do rei, e depois quem dançasse mais levemente seria o contratado, de todos, apenas um dançava de tal jeito, pois os outros mal de mexiam, pois haviam roubado algumas riquezas do rei e enxido os bolso, assim não podia dança direito.
*O autor françes viveu numa época onde a ingreja católica ainda exercia forte controle na sociedade civil, e foi um critico do catolicismo e de outras instituições francesas que exerciam controle moral.

Essa crônica me serviu muito como exemplo, apesar de ser escrita a muito tempo atras, eu ainda vejo essas coisas anti- éticas acontecerem atualmente.

Um comentário:

Anônimo disse...

"A dança" foi a melhor crônica que li no livro, simplismente amei {: